Segurança do Trabalho
Segurança do Trabalho

Icon mais overlay O que é

É um conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador. O Grupo LL Engenharia desenvolve:

Icon mais overlayAcidente de Trabalho

Caracteriza-se por acontecer no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Acidente trabalho

Icon mais overlayAposentadoria Especial - INSS

É uma espécie de aposentadoria por tempo de contribuição, com redução do tempo necessário à inativação, concedida em razão do exercício de atividades consideradas prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Icon mais overlay Laudo de Periculosidade

Documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de periculosidade (30% do salário-base do empregado), em virtude de exposição a explosivos, inflamáveis, eletricidades e radiação ionizante, considerando as legislações específicas e as proteções fornecidas pela empresa.

Icon mais overlay Laudos de Insalubridade

Documento técnico-geral que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.

Icon mais overlay LTCAT

É o documento que identifica dentre outras especificações as condições ambientais de trabalho, o registro dos agentes nocivos e a conclusão de que a exposição a estes é prejudicial ou não à saúde e à integridade física dos trabalhadores. O LTCAT é elaborado pelo Médico do Trabalho ou pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, conforme o art. da Lei 8213/91.

Icon mais overlay PCMAT

Estabelece as diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Fundamento Legal: Norma Regulamentadora nº 18.

Icon mais overlay PCMSO

De elaboração obrigatória para toda empresa que possua pelo menos um empregado, tem o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto dos trabalhadores da empresa. Incluirá a realização obrigatória de exames médicos, como admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função e demissional.

Icon mais overlay PPP

PPP é a sigla de Perfil Profissiográfico Previdenciário, um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades do trabalhador, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo.

Icon mais overlay PPRA

É de elaboração obrigatória para toda a empresa que possua pelo menos um empregado e visa a preservação da saúde e a da integridade dos trabalhadores, através da avaliação da exposição dos mesmos a agentes físicos, químicos ou biológicos no ambiente de trabalho.